Atualmente, entretanto, muitas
empresas estão associando os valores éticos às suas marcas. Não que a ética
estivesse ausente no ambiente empresarial, mas é inegável que sempre ocupou uma
posição secundária, em razão, sobretudo, do sistema capitalista. Não podem ser
consideradas empresas socialmente responsáveis aquelas que realizam algum ato
em prol da sociedade, mas que, de outra forma, não respeitam os ditames básicos
da lei como, por exemplo, o pagamento em dia de seus funcionários e o
recolhimento dos tributos devidos aos entes estatais. Em outras palavras, para
que a empresa seja considerada como socialmente responsável, é preciso que haja
coerência e harmonia entre suas ações e seu discurso. É importante ressaltar
que, para que haja um retorno sólido dos investimentos, a realização de
programas de responsabilidade social deve ser uma prática inserida na cultura
da organização, com a inserção dos valores éticos na missão da empresa. É
também essencial que tais valores sejam devidamente transmitidos aos funcionários
para que a cultura seja difundida e a organização sofra um processo de
valorização e admiração internas.
Marcelly Teixeira
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